Entre em contato comigo

Contato: vinibios@yahoo.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O inverno está aí. Evite queimadas!

Apesar do avanço da consciência ambiental nas últimas décadas  continuamos a presenciar a prática da queimada em nosso condomínio. Trata-se de uma cultura arcaica sem qualquer fundamento técnico-científico e com sérios prejuízos para a saúde e bem-estar dos moradores, especialmente neste período seco do ano.
A queima das folhas secas impede a ciclagem dos nutrientes empobrecendo o solo que dá vida aos nossos jardins e pomares, além de alterar a microflora afetando negativamente o substrato orgânico. É verdade que todos possuem uma relativa autonomia no interior de suas propriedades, mas vale ressaltar que os produtos da queimada, tais como a fumaça e a fuligem, extrapolam os limites do terreno, indo atuar negativamente à distância, trazendo desgostos insuspeitáveis a um grande número de famílias. Tudo isso sem contar o efeito desastroso na fauna e flora, que acarreta impactos exatamente contrários aos que, em conjunto, estamos tentando estabelecer.



2 comentários:

  1. Boa reportagem sobre as queimadas, pois ajuda ao homem a se preocupar mais com o meio ambiente, gostei muito


    Guilherme Lyra

    ResponderExcluir
  2. Vinícius,concordo plenamente.As queimadas são ''negativas'',pois por não conseguimos controla-las,o fogo devasta extensas áreas que prejudicam o solo e até famílias.É bom relatar sobre isso,pois muitas pessoas que provocam essas queimadas (intencionalmente)não sabem os grandes males que isso pode trazer.
    Bruna Senra Corrêa_6°A

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Seja uma pessoa atuante em favor da vida.