Entre em contato comigo

Contato: vinibios@yahoo.com.br

sábado, 14 de maio de 2011

Raposinha é encontrada no condomínio

Uma raposinha foi encontrada e fotografada no condomínio em 2010. Provavelmente, trata-se da espécie Cerdocyon thous - o mais conhecido dos canídeos brasileiros. Tem comprimento total de 60 a 100 cm e peso entre 6 e 7 kg. A coloração é variavel apresentando uma mistura de tons acinzentados e castanhos, tendo frequentemente tons amarelados. Tem hábitos noturnos e se alimenta de tudo. Um trabalho realizado na Venezuela demonstrou que o Graxaim do mato, como também é conhecido, não é uma espécie nociva e controla a população de ratos. É bom lembrar que o imponente Logo guará também já foi fotografado em nosso condomínio.



Cachorro do mato

Educação ambiental para os funcionários do condomínio

No mês de agosto de 2010, os funcionário do condomínio Amendoeiras receberam a visita do educador ambiental Vinícius Moura que exibiu e comentou diversos videos sobre a importância da qualidade dos recursos naturais. Na ocasião, os participantes também se envolveram em uma dinâmica de integração, cujo objetivo foi estreitar os laços de amizade e cooperação entre todos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ceame participa da coleta de resíduos sólidos na lagoa central de Lagoa Santa.

Os componentes do CEAME devidamente uniformizados, coletaram lixo na orla da lagoa, o que chamou a atenção das pessoas que trafegavam em torno da lagoa. A atividade fez parte da SEMANA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, na lagoa central.

Ceame no I fórum de cidadania e meio ambiente

O condomínio Amendoeiras, também por meio do CEAME, apoiou o I FÓRUM PELA CIDADANIA E MEIO AMBIENTE EM LAGOA SANTA realizado em 2010 na Câmara Municipal deste município.Para o biólogo Vinícius Trindade Lopes de Moura fundador do ceame, o que é bom para Lagoa santa, é ótimo para o condomínio Amendoeiras.

O inverno está aí. Evite queimadas!

Apesar do avanço da consciência ambiental nas últimas décadas  continuamos a presenciar a prática da queimada em nosso condomínio. Trata-se de uma cultura arcaica sem qualquer fundamento técnico-científico e com sérios prejuízos para a saúde e bem-estar dos moradores, especialmente neste período seco do ano.
A queima das folhas secas impede a ciclagem dos nutrientes empobrecendo o solo que dá vida aos nossos jardins e pomares, além de alterar a microflora afetando negativamente o substrato orgânico. É verdade que todos possuem uma relativa autonomia no interior de suas propriedades, mas vale ressaltar que os produtos da queimada, tais como a fumaça e a fuligem, extrapolam os limites do terreno, indo atuar negativamente à distância, trazendo desgostos insuspeitáveis a um grande número de famílias. Tudo isso sem contar o efeito desastroso na fauna e flora, que acarreta impactos exatamente contrários aos que, em conjunto, estamos tentando estabelecer.



Primeiro concurso de desenho. Viver bem é respeitar os vizinhos e a natureza.


Estes desenhos ganharam o primeiro lugar em suas respectivas categorias.